Em Reunião

das reuniões como práticas performativas | das práticas performativas como reuniões

Banner_facebook_2

Co-organização baldio – estudos de performance e Maria Matos Teatro Municipal

Trate-se de juntar gente, esforços, saberes, meios… reunir parece ser condição essencial para agir colectivamente. E é elemento essencial no trabalho do palco.
A reunião é a um tempo só um início e um momento de balanço. Mas as reuniões existem sempre em situação, são contextuais, e dependem inteiramente de quem as faz, de como são feitas, e para quê. São absolutamente performativas. Sendo, em si, um tipo particular de acção, precedem outras acções mais visíveis: são como que os bastidores dessas acções, o lugar onde elas se decidem.
Google-se a palavra e aparecem: reuniões de pais, de operários, summits, eucaristias, entrevistas de emprego… Encontram-se reuniões de e é esse de que lhes parece dar a forma e o tom, o que deixa no ar a questão de como serão as reuniões, qual a performance que levam a cabo, quando esse de não é um dado adquirido, mas sim algo em construção, feito de cumplicidades, consensos, desacordos, conflitos, tomadas de decisão participadas; quando esse de incorpora a ecologia particular de um lugar.
Se as reuniões podem ser vistas como práticas performativas (implicam uma distribuição de papéis e de funções), as práticas performativas assentam no acto de reunir. O próprio teatro é sempre criação colectiva e qualquer espectáculo reúne público e actores, tradicionalmente de dois lados dos holofotes, masos modos desta relação têm-se expandido, juntando-se lado a lado actores e participantes em projectos comunitários ou espectáculos participativos.
Virar as coisas do avesso, olhar para este momento que fica entre o que já fizémos e o que vamos fazer, e que, reflectindo o passado, abre lugar ao futuro, é a nossa proposta. Porque nos parece fazer falta tanto reactivar as capacidades de uma possível acção colectiva como compreender os moldes, os limites e as possibilidades de como a colocar em prática, propomos ao espaço do teatro (em si lugar de reunião) que esteja em reunião.
Tendo como ferramentas os vários tipos de reunião (possíveis, desejáveis, imagináveis, praticáveis), O Teatro Maria Matos e o baldio propõem que nos encontremos durante dois dias no teatro, num conjunto de eventos que exploram variações sobre este tipo de encontro: uma reunião de reuniões no palco do teatro.

programa Em Reunião

FICHA TÉCNICA
curadoria: Ana Bigotte Vieira, Joana Braga, Ricardo Seiça Salgado e Mark Deputter
imagem: © Isabel Brison
espaço: Alex Roemer, Joana Braga, Marco Balesteros
elementos gráficos: Isabel Lucena, Marcos Balesteros
mestre cerimónia: Tiago Barbosa
assistente: Bruno Caracol

co-produção: baldio – estudos de performance e Teatro Maria Matos
gestão: projecto BUH!

O baldio tem patrocínio de:
DGArtes/Presidência do Conselho de Ministros/Secretaria de Estado da Cultura
Fundação Calouste Gulbenkian
e é apoiado pela:
Re.al | A & M Sousa – Comércio e Reparação de Automóveis, Lda. |
mafia – Federação Cultural de Coimbra
Agradecimento especial ao:
São Luiz Teatro Municipal | espaço alkantara | Teatro Praga