STRESS.FM

Os Espiões Também Amam
das 14:00h às 16:00h em streaming na stress.fm

A vigilância é uma forma de presença na esfera pública
vigilância versus participação / percepção versus realidade

No seguimento do nosso trabalho sobre media e esfera pública no encontro baldio Indirecções Generativas – Montemor-o-Novo, Setembro 2013 – gostaríamos agora de gravar e transmitir em directo todas as conversas em curso durante o Em Reunião. Vamos instalar e operar um dispositivo de escuta que vigia e transmite para a internet o som produzido em cada uma das reuniões.
Os Espiões Também Amam torna visível o processo e os métodos da gravação sonora, assume os seus elementos performativos e interroga a noção de que a vigilância é uma presença exterior à sociedade contemporânea. Afirmamos que as noções de esfera pública e espaço público devem ser pensadas como totalidades que incluem quem fala e quem escuta, os actores e os espectadores, quem protesta e quem é alvo de protesto. Prestamos homenagem às mulheres e homens cujo trabalho é prestar atenção ao que as outras pessoas fazem.

A stress.fm é uma rádio, sediada em Lisboa.
Nas suas palavras: “Somos uma plataforma media sem fins lucrativos, nascida na turbulência social e tecnológica do início do século, interessada em explorar as potencialidades artísticas da união entre o digital e o analógico. Pensamos na cultura como ponto de partida para uma interrogação permanente sobre o mundo, a sociedade, as suas relações.”