ARTÉRIA

Avenida Intendente

Balcão | 14:00-16:00h

A reunião será um encontro com a duração de 2h. Será debatido o projecto AVENIDA INTENDENTE, entre 15 pessoas, membros da equipa e convidados especiais.
AVENIDA INTENDENTE é uma instalação urbana a realizar na Rua do Benformoso e Rua dos Anjos. A AVENIDA INTENDENTE visa integrar o eixo Benformoso-Anjos num Intendente mais vasto, como espaço da cidade criativo e singular, potenciando um clima favorável à iniciativa local. Pretende impulsionar a vivência da rua, dando visibilidade ao seu comércio, captando novas ocupações de acordo com a singularidade do bairro, atraindo públicos e gerando novas dinâmicas sociais, culturais e urbanísticas. Este foi outrora um dos eixos estruturantes da cidade, com um papel significativo na economia local da Mouraria, que importa reanimar social e economicamente, inscrevendo-o num ciclo de renovação iniciado, identificando uma zona a necessitar urgentemente de se aproximar do estímulo proporcionado pela requalificação do Largo do Intendente.

A ARTÉRIA é um atelier de Arquitectura independente que concebe, desenvolve e divulga projectos de reabilitação urbana, com uma postura de auto-proposta e numa perspectiva transdisciplinar, com metodologias de investigação-acção, para implementar projectos de intervenção urbana singulares, colaborando com organizações públicas e privadas, artistas e outros profissionais liberais.
A ARTÉRIA defende a importância da educação para o Espaço e para a Arquitectura, construindo projectos educativos site-specific que desenvolvem a leitura espacial e a capacidade de abstracção.
A ARTÉRIA trabalha as dimensões social, cultural e artística da Arquitectura, através da participação directa das comunidades na produção dos seus próprios programas de intervenção no território, estabelecendo parcerias com associações locais e entidades públicas.