MODO OPERATIVO AND

Pôr-com: mediação, circunscrição e performance do comum
OFICINA

Por Fernanda Eugénio / AND_Lab

SINOPSE
O Modo Operativo AND reúne uma abordagem ético-estética aos funcionamentos do Acontecimento e uma caixa de ferramentas para o exercício da sustentação da convivência, constituindo-se numa interface prático-teórica de interesse transversal para aqueles cujo trabalho consiste em pensar-fazer, compor ou mediar relações, nas mais variadas áreas de actuação.
Explorando o dispositivo experiencial do jogo, o Modo Operativo AND permite a investigação praticada dos mecanismos singulares e colectivos de emergência, improvisação e composição das nossas paisagens de convivência. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e do manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível treinar a atenção e “pensar com as mãos” a questão da reciprocidade. Trata-se de um trabalho de pôr-se com (mais do que de compor), que estimula a sensibilidade às modulações e às políticas do juntos, o exercício de uma ética da suficiência e a disponibilidade para a negociar o justo meio entre os afectos pessoais e os acontecimentos colectivos.
O Modo Operativo AND vem sendo desenvolvido pela antropóloga e artista Fernanda Eugénio ao longo dos últimos 15 anos, numa trajetória que derivou lentamente do quadro da estrita pesquisa acadêmica rumo à construção de um território intervalar e de uma abordagem singular aos usos artístico-políticos da etnografia – tomada aqui enquanto “modo de fazer” simultaneamente circunscritivo e performativo do encontro.

DURAÇÃO
23, 24, 25 Novembro (das 18h00 às 21h).

ENTIDADE ACOLHEDORA
Casa da Esquina

FEE
20€/pessoa (para um mínimo de 6 pessoas e o máximo de 20 pessoas)
Inscrições para baldiohabitado@gmail.com

AND_Lab | Arte-Pensamento & Políticas da Convivência: www.and-lab.org | info.andlab@gmail.com